1.7.08

O "duelo" - Decades & Infected Soundz

Não costumo fazer reviews ou comentários às festas, hoje será uma excepção à regra.

O título "o duelo" é bem apropriado para esta festa algo diferente. Tal contraste musical e respectivas diferenças musicais poderiam ser previamente denotadas no cartaz: Decades & Infected Soundz - Luiz Soncini vs [Replycant] e Das Evil Machine vs Medusa. Na realidade e na impossibilidade de Luiz Soncini estar presente, a festa traduziu-se em Das Evil Machine e Medusa vs [Replycant].
Por se conhecer uma antiga animosidade online (industrial.pt) entre Replycant e demais, essa animosidade antiga deu lugar a um respeito mútuo e "duelo musical" bem visível, colocando-se toda a "rivalidade" no som. Muitos, distraídos penso, não deram conta que no som se reflectia uma "batalha" musical.

Devo ter sido das poucas pessoas que lá foram mais pelo som dos Dj’s e não pelos concertos per si.

Entrei no espaço já na recta final dos concertos - Os ESC ainda estavam em palco em que que estiveram muito iguais a si e ao seu som, sem grande novidade contrastando com o título do seu novo lançamento "Enhancer CD".

Os Dj's teriam de dar tudo para aguentar a festa, confesso que pensei que o fim estaria próximo a certo momento porque denotou-se um decréscimo de pessoas após os concertos.

A DJ Medusa sempre muito fiel ao seu estilo pró-punk, passou um som electro punk designado como EBM Oldschool (os front 242 são uma banda ícone nesta área) bandas como Nitzer Ebb e Spetnaz (no EBM Oldschool), Ecraft no Agrotech/ EMb igualmente Old School (ou melhor, se assim possa designar, EBM new School, porque sao bandas relativamente recentes com um som olschool). Este estilo é caracterizado por muitos críticos pelo facto de ter uma forte componente política pro-fascista ou pro-comunista, porém e seja como for, a verdade é que são músicas de forte impacto e componente política nas letras por demais evidente. O som estava bem inserido no contexto da noite e a adesão do pessoal foi algo tímida de ínicio. Pareceram-me algo cansados dos concertos aproveitando alguns para descansar um pouco após o início dos DJ's, outros ainda não muitos, rendiam-se ao som e dançavam.


O segundo Dj, DJ [Replycant] pegou na sua mala de cd's e se lançou na mesa de som. Conseguiria ele puxar a maioria do pessoal para a pista de dança? A dúvida era por demais evidente já que algum pessoal se ia acomodando nos espaço sentados. A sua 1ª música foi uma dos seus grupos favoritos - Convenant - "We Stand Alone" também ele com o seu som muito próprio, o que após um prévio descanso as tropas invadiram a pista. Constatou por completo com a Medusa pois esta não foi aos hit's, longe disso, o Dj Replycant prosseguiu com uma sonoridade calma "Carry you" dos VNV Nation - porém terá tido também o DJ Replycant uma argumetação subliminar no seu som? - Victory Not Vengeance??-. Foi um som mais electrónico e dançável que dava espaço ao seguinte DJ Das Evil Machine para o seu harsh electro. A útilma música, Bruderschaft – forever (Prost Remix By DJ Rexx Arkana), teve um íncio muito bom, terminando de forma algo repetitiva e cortando o ritmo e dinamismo criado pelo Dj Replycant. Facto: Conseguiu puxar a grande maioria do pessoal e aguentá-lo na pista. Interpretação minha, muito pessoal e pergunta de retórica: Cortaria ele o ritmo com a última música para que o Dj seguinte não tivesse o trabalho todo facilitado?

A "Guerra Sonora" começou com a DJ Medusa que na sua atitute sempre amistosa, passou o som que gostava, [Replycant] suavisou, não enterrando o "machado de guerra", tocou a trompete lançando as "tropas" para o treino na pista de dança e "incentivando-as moralmente" . A máquina diabólica (das Evil Machine] apostou numa abordagem também muito verdadeira para consigo. Encontrou as tropas ligeiramente "desmoralizadas" com a quebra de ritmo no final da música "forever" - embora estas ainda continuando na pista. Avançou então com uma entrada sonora interessante e algo oudaz (Tamtrum - Le son de la pluie ), som que que poderia fazer com que o pessoal perdesse por completo a "moralização", ou seja, o ritmo a que estava lançado com o DJ [Replycant]. Das Evil Machine puxou da Zombie Nation dos Grendel e o pessoal respondeu afirmativamente à subida de ritmo continuando a curtir a noite numa altura em que muitos góticos mais tradicionais há muito tinham saído.

O evento principal na noite foi sem dúvida o "duelo" dos Dj's em que o pessoal resistiu à tentação de ir a Lisboa num outro evento sempre extraordinário: as Sinergy Parties da SoundFactory.
A noite foi atómica embora que alguns (algumas) ditos (as) queriam estar aos beijos... não encontraram por lá o espaço de harmonia desejado, embora houvesse tolerância máxima.

Contra: O espaço em si, faltava-lhe a mística para uma noite tão sui generis, os únicos focos estavam no palco e não havia focos directos para a pista.
Por outro lado o facto de se poder fumar foi um plus e não haver uma segregação do pessoal.

Concluíndo foi uma noite interessante com três Djs, três estilos diferentes, dois num "duelo musical" e a Medusa em "duelo com a sociedade actual". Todos os Dj's foram fiés para com o seu estilo passando o som que realmente gostam. O que caracteriza um bom Dj é o facto gostar do som que coloca, conseguir efectivamente puxar pelo pessoal e estar atento ao seu público-alvo sem se comprometer com a sua integridade musical (não estar continuamente a puxar pelos hit’s).

Portanto, tanto a DJ Medusa, [Replycant] e Das Evil Machine fizeram com que esta noite ficasse na memória.

Set - DJ Medusa:

Tyske Ludder - Kamfgruppen
Menticide - Search and Destroy
Spetznaz - To the core
E-CRAFT - Gerichtet
Nitzer Ebb - Violent Playground
Laibach - Das Spiel ist Aus (O Jogo Começou)
The Invincible Spirit - Alphasex


Set - DJ [Replycant]:

Covenant- we stand alone
vnv nation - carry you
assemblage 23. decades [v2]
icon of coil - dead enough for life
blank & jones - cream
bruderschaft – forever (Prost Remix By DJ Rexx Arkana)

Set - Das Evil Machine:

Tamtrum - Le son de la pluie
Grendel - Zombie Nation
God Module - Lucid (Remix Reaper)
UnterArt - Novalis
Nachtmahr - Ein Spiel
Organic Cage - Power Noise
SAM - Unit
www.myspace.com/nsionline
www.myspace.com/infectedsoundz
Fotos cedidas cordialmente por Infected Soundz

nota: deve-se interpretar "duelo" como as respostas musicais por parte dos Dj's

Etiquetas: ,